quarta-feira, 1 de maio de 2013

Rio 40 graus

A Cidade Maravilhosa é mundialmente conhecida pelas festas de carnaval e réveillon. Para elas, vou dedicar um post exclusivo mais próximo de suas datas. Hoje, o assunto será: Alguns atrativos que o Rio de Janeiro oferece para turistas e moradores o ano todo. 


Sinônimo de belas praias e uma fantástica vida noturna, o Rio é refugio de corpos esculturais que desfilam principalmente pelas areias de Ipanema. O posto 9, é uma vitrine, um palco, sem duvida o mais sofisticado e seletivo ponto das praias cariocas, é de lá que saem as tendências que ditam moda no mundo todo. Como não poderia deixar de ser, o local também virou ponto de encontro da cena gay. Da pedra do Arpoador, é possível avistar o mais belo pôr do sol do Rio.


Logo ao lado, está a não menos famosa praia de Copacabana, a meu ver, um pouco mais eclética. Aqui, a ditadura da beleza dá vez a uma mistura bem popular. Seu ponto mais badalado é em frente ao Tradicional Copacabana Palace, o hotel de astros e estrelas de Hollywood, que possui uma fachada neoclássica digna de cartão postal. 


É inaceitável visitar a capital fluminense sem subir ao morro do Corcovado, coração da maior floresta tropical urbana do mundo. Trata-se de um panorama hipnótico e irresistível. No alto, está o Cristo Retentor, símbolo maior da tão abençoada cidade. Deste ponto, é possível avistar praias brancas e curvas, montanhas de rocha escura e a exuberante mata intercalada por arranha céus.


Os cariocas transbordam de orgulho pela topografia mágica de sua cidade, e com razão. Afinal, entre praias, baias e enseadas está o majestoso Pão de Açúcar. A Formação rochosa de quase 300 metros de altura é acessível aos turistas por meio de um teleférico. O centenário bondinho, que levou os primeiros turistas ao topo do morro, está exposto no morro da Urca, a primeira e aprazível parada a caminho do Pão de Açúcar.

Agora, se você quer apreciar a paisagem de maneira excitante, vale a pena fazer um voo de asa delta sobre a orla de São Conrado, na luxuosa zuna sul. Certamente, ao chegar à Pedra Bonita, ponto da decolagem, você pensará em desistir. Mas, passado o temor inicial,  a sensação de liberdade e euforia será incomparável. E você terá belas histórias para contar.


Felipe Zabloski